Páginas

Imagina ...

A minha foto
Drama é o meu nome do meio .

we cry



domingo, 18 de dezembro de 2011

Mãe

(Senhoras da razão) - Um excerto das minhas adoradas folhas que esboçam as peripécias de uma Ruiva com um feitio algo complicado.
A minha mãe realmente é a senhora da razão, sempre foi, sempre será. Não sei se o mesmo acontece com todas as mães, não sei se é um ofício que se ganha, aprende, ou constroi-se com o tempo, mas a verdade é que a razão, o que quer que signifique essa palavra para alguns, algo ambígua, encontra-se sempre do lado da minha mãe, da tua mãe provavelmente de todas as mães. Senhoras da razão.


Quando era mais novo não sabia o que pensar acerca deste assunto, o facto de: As mulheres terem sempre razão. O argumento algo fraco que estas, quando convencidas que realmente possuem esta forasteira “razão”, alegam a torto e a direito. E nós, homens, nunca mostrando este lado sensível ou menos forte que usualmente nunca sobressai, desmentimos tudo isso.

Alegamos que elas, mulheres, são umas tontas (algumas) e a razão somente está do lado delas quando convém, também eu o fiz muitas vezes, tirei o forasteiro fundamento, motivo ou causa, também conhecido como razão, da cabeça de algumas mulheres.

Usei argumentos tolos sem qualquer validade, argumentos que nem eu próprio percebia, argumentos que nasciam do calor do momento, de qualquer momento mais tenso ou falacioso. Mas a verdade é que na maior parte das vezes, elas tinham razão. Claro que não é regra, e como qualquer regra tem a sua excepção, posso comprovar que de facto existem muitas excepções a esta regra. Há por ai muito Homem (com H grande) que faz frente a muita Mulher (com M grande), poderia dizer que havia um equilíbrio, uma agradável homeostasia nesta sociedade algo desequilibrada. E então poderia tentar acabar com a tão falada guerra dos sexos, desta maneira a razão poderia calhar a todos nós, todos poderíamos prova-la.

Há então a criação de ditados como: “Por detrás de um grande Homem, está sempre uma grande Mulher?” porque não poderia ser: Por detrás de uma grande Mulher está sempre um grande Homem? Há estes ditados algo tendenciosos que criam a tal guerra de sexos, desta maneira vai haver sempre um despique entre aqueles que valorizam (talvez demasiado) estes pormenores. Não me interpretem mal, estes pormenores são realmente importantes. A Mulher hoje tem o papel que tem (no geral) na sociedade, porque houve alguém que deu valor a estes pormenores e fez com que a esperada Igualdade sobressai-se. E esta sim é uma palavra deveras importante. Chego assim à conclusão que tudo em demasia faz mal, e não contribui para qualquer felicidade.

Falamos assim em igualdade e equilíbrio. Voltamos a questão da homeostasia, uma palavra que roubei à ciência, a homeostasia é o equilíbrio do nosso organismo. E é nisso que falamos, num equilíbrio em que a razão salta do colo do homem para o colo da mulher.

Mas então vêm as mães, e corrompem este equilíbrio tão desejado, as mães que têm sempre razão. Ora ai está a regra! E então voltamos à excepções, dizem-me vocês que por vezes as mães não têm razão. Concordo! Mas se em dez vezes, a mãe não tiver razão duas vezes vamos valorizar essas duas vezes ou esquece-las e pensar somente nas restantes oito vezes? Interpretem como quiserem.

Há então depois aquelas senhoras, mães, que nunca têm razão, e se assim é, há uma explicação bastante simples. Esse nome tão belo e nobre não encaixa, mãe é coisa que essa senhora não é!

Porque a minha mãe tem sempre razão!




Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixa aqui o teu primeiro impulso.